vc é o visitante

Blogueiras

Minha foto
Jundiai, Sao Paulo, Brazil
Loukas por MODA

Procure aki....

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Escovas de cabelo ♥


Hoje vou falar sobre algo que já falei aqui, mas pelo visto a galera ainda não entendeu bem.
Vou tentar explicar de uma maneira que ajude vocês e deixem alguns cabeleireiros burros por ai a fora com raiva por eu estar contanto os segredos deles.

Na matéria de hoje vou falar sobre ESCOVAS, definitivas e progressivas. Explicar a diferença entre todas, e quais as mais indicadas e por que. 



 

Escova Definitiva

Como o nome já diz o cabelo ficam lisos, realmente lisos, alguns especialistas afirmam que é definitiva porque só sai quando os fios crescem.
Mais eu tenho uma definição melhor e mais clara para isso.
Escova definitiva pra mim é o processo feito em cabelo com raiz com até 5 a 6 cm lisa, assim, a usuária da definitiva passaria de 6 meses até 1 ano sem precisar retocar o alisamento.
A definitiva é feitas com produtos a base de trioglicolato de amônia ou guanidina, alguns profissionais já chegaram a testar a hidróxido de sódio, mais é um produto extremamente perigoso, pois pode abrir buracos no couro cabelo. Então totalmente desaconselhável, não utilizem de forma alguma um produto com cheiro extremamente ruim.
Ela não pode ser aplicada em cabelos loiros, com mechas ou cabelos extremamente frágeis.
O processo demora em torno de 4 a 6 horas e custa em média de 200 reais acima.
Normalmente no processo acontecem os seguintes passos.
Aplica-se o produto de alisamento, espera o tempo de pausa para o produto agir, isso é de 20 a 40 minutos nunca mais do que isso ou o cabelo poderá cair.
Após a pausa, retira-se o produto, lava-se bem para retirar todo o produto, a seguir passa-se defrizante, faz-se uma escova para secar os fios e passa a chapinha de cerâmica principalmente na raiz, espera os fios ficarem frios, e aplica-se o neutralizante, nessa hora a cliente deve-se ficar parado o máximo possível para não marcar, espera uma pausa de 20 minutos, após essa pausa, lava-se o cabelo novamente e aplica-se uma boa mascara de tratamento, espera o tempo indicado, retira o creme, aplica um defrizante escova e prancha novamente. É necessário passar três dias sem molhar, prender ou mesmo mexer nos cabelos (exagero essa parte), se marcar um cabelo com definitiva pode ter certeza que será quase impossível retirar essa marca.

Escova Progressiva

Já a progressiva tanto pode ser feita com produtos a base de amônia quanto á base de formol
(0,02% essa é a quantidade permitida pela ANVISA).

Com Amônia
Assim como a definitiva eu tenho uma explicação bem clara e básica sobre a progressiva.
Para mim a escova progressiva é feitas nos cabelos que tenham a raiz do cabelo crespa ou onduladas ou até 2 a 3 cm de raiz lisa, isso significa que com 3 a 4 meses é preciso fazer retoque, nunca mesmo do que isso, ou o cabelo pode quebrar.
Em cabelos loiros deve-se procurar um especialista para avaliar o cabelo, pois existem processos que mesmo utilizando á amônia pode-se aplicar em cabelos loiros.

Com Formol
No caso dos loiros que não podem de forma alguma receber á amônia também existe a progressiva com formol.
Apesar de algumas pessoas acharem o formol prejudicial, se utilizado de forma correta não faz mal algum.
Existem diversos produtos de escova progressiva com formol.
Os mais conhecidos são:
Escova Marroquina, produto á base de argila branca marroquina, cacau, proteínas, creatina e queratina, que junto com o formol alisa e trata o cabelo, não vá pensando que em uma aplicação o cabelo ficará liso, é preciso umas três para um cabelo ondulado ficar com aspecto de liso, mas é preciso muitas aplicações para ela ter realmente o poder de deixar liso. Isso não funciona em cabelos crespos. Ela pode ser aplicada em cabelos tanto com alisamento quanto com tinturas e é super indicada a aplicação logo após processos de descoloração, pois ajuda a hidratar o cabelo fazendo ele se manter saudável.

Escova Inteligente, é a mais falada nos últimos meses, assim como a marroquina ela é mais tratamento do que alisamento.
A formula é rica em proteína, queratina ou aminoácidos além de agentes hidratantes como a castanha-do-pará.
A grande vantagem da Inteligente é que se pode lavar o cabelo logo após terminar o tratamento.
Assim como a marroquina, ela também pode ser aplicada em cabelos com alisamento e tintura.

Escova de chocolate, morango, açúcar, mel, leite, etc. Todas são irmãs das duas acima, mas em alguns casos elas não levam formol, por exemplo, esses kits que se vende em lojas de cosméticos, eles apenas tratam o cabelo sem o poder para alisar os fios. É bom usar, claro que sim, mais sem sonhar demais.


Como manter o cabelo bonito com a progressiva
Se utilizar algum dos tipos de escova, seja ela com produtos á base de amônia ou formol, é indispensável o uso de produtos sem sal, por mais que você ache que seu cabelo fica ruim utilizando esse tipo de produto.
Porque é preciso isso?
Simples o sal age como um agente anti-residuo, e retira o efeito da escova mais rápido.
No caso da escova com amônia, o agente ficará nos fios, mas o efeito liso perderá a força.
Caso utilize uma escova com formol e não goste do resultado, é só utilizar um shampoo anti-residuo que ele corta o efeito mais rápido.
No caso da progressiva formol, utilizar um secador para secar os fios após lavá-los deixará o efeito por mais tempo, já que o calor ativa os produtos da formula.
Não é bom utilizar chapinha freqüentemente em cabelos com progressiva á base de amônia, pois a chapinha enfraquece o cabelo, retirando toda a sua água e proteínas quando passada com freqüência, ela queima os fios totalmente deixando eles frágeis e ocos, então quando for fazer o retoque da raiz, certamente os fios irão quebrar.
A hidratação é indispensável em qualquer um dos casos, cuidado nunca é demais, quanto mais tratado mais forte e bonito o cabelo ficará.
Fazer algum tratamento profundo uma vês por mês ou a cada 2 meses é sempre aconselhável, pois alguns nutrientes que o cabelo precisa não se encontra nas hidratações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário